icone buscar
REVISTA DO CURSO DE DIREITO DO UNIFOR-MG RECEBE CONCEITO A3 DO QUALIS CAPES

REVISTA DO CURSO DE DIREITO DO UNIFOR-MG RECEBE CONCEITO A3 DO QUALIS CAPES

sexta-feira, 03 de março de 2023.
REVISTA DO CURSO DE DIREITO DO UNIFOR-MG RECEBE CONCEITO A3 DO QUALIS CAPES

A Revista do Curso de Direito do Centro Universitário de Formiga foi conceituada com A3 pelo QUALIS, que é o sistema de classificação dos periódicos científicos criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O processo ocorre a cada quatro anos e possui critérios que verificam a qualidade das publicações, analisando os canais com importância para a comunidade científica. O periódico do UNIFOR-MG tem como editora a Profa. Ma. Ana Flávia Paulinelli, que conta com o suporte da coordenadora da biblioteca da Instituição Virgínia Vaz e da revisora de português Sandra Almada. Há também o apoio dos avaliadores cadastrados e do NDP – Núcleo de Desenvolvimento de Projetos do Curso de Direito do UNIFOR-MG.

Confira a classificação da Revista neste link.  

De acordo com a Profa. Ma. Ana Flávia Paulinelli, o processo segue diretrizes fixadas pela Diretoria de Avaliação (DAV) da CAPES. Ela explicou que são exigidos, como requisitos mínimos, para os periódicos jurídicos nacionais: Editor responsável, Conselho Editorial, ISSN, Linha editorial, Normas de submissão, Periodicidade, dupla avaliação cega por pares de pelo menos 75% dos artigos, mínimo de 14 artigos por volume, afiliação institucional dos autores e dos membros do Conselho Editorial e do Corpo de Pareceristas ad-hoc, entre outros.

A entrevistada afirmou ainda que critérios de exogenia (publicação de artigos de pessoas de outras partes do País), indexação, qualidade e difusão do conteúdo são essenciais para estratificar a Revista. Ela pontuou que a classificação pode ser A1, A2, A3, A4, B1, B2, B3, B4, e C. “O conceito A3 para a Revista do Curso de Direito do UNIFOR-MG é de grande importância para a Instituição e para o Curso de Direito, ao demonstrar o comprometimento do Centro Universitário com a qualidade do ensino e com a produção científica. O periódico é fruto de um trabalho em equipe, com integrantes que oferecem um suporte inestimável”.

Origem

A Revista do Curso de Direito do UNIFOR-MG (ISSN 2236-7632), com proposta inter e multidisciplinar, visa disseminar e socializar as pesquisas e estudos produzidos por toda a comunidade acadêmica e pelos operadores do Direito. Ela integra a graduação desde 2010 e é semestral. Já foram produzidas 25 edições.

Para submeter um artigo, acesse este link, preencha o cadastro e anexe o arquivo, conforme as regras disponíveis no site. Podem participar: alunos, professores, operadores do Direito e todas as pessoas interessadas em divulgar artigo com perspectiva jurídica. O material será avaliado.

A editora da revista Profa. Ma. Ana Flávia Paulinelli

 

fique por dentro

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC
24 de abril de 2024

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS
23 de abril de 2024

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO
23 de abril de 2024

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO

Pular para o conteúdo