REVISTA DO CURSO DE DIREITO DO UNIFOR-MG RECEBE CONCEITO A3 DO QUALIS CAPES

sexta-feira, 03 de março de 2023.
REVISTA DO CURSO DE DIREITO DO UNIFOR-MG RECEBE CONCEITO A3 DO QUALIS CAPES

A Revista do Curso de Direito do Centro Universitário de Formiga foi conceituada com A3 pelo QUALIS, que é o sistema de classificação dos periódicos científicos criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O processo ocorre a cada quatro anos e possui critérios que verificam a qualidade das publicações, analisando os canais com importância para a comunidade científica. O periódico do UNIFOR-MG tem como editora a Profa. Ma. Ana Flávia Paulinelli, que conta com o suporte da coordenadora da biblioteca da Instituição Virgínia Vaz e da revisora de português Sandra Almada. Há também o apoio dos avaliadores cadastrados e do NDP – Núcleo de Desenvolvimento de Projetos do Curso de Direito do UNIFOR-MG.

Confira a classificação da Revista neste link.

De acordo com a Profa. Ma. Ana Flávia Paulinelli, o processo segue diretrizes fixadas pela Diretoria de Avaliação (DAV) da CAPES. Ela explicou que são exigidos, como requisitos mínimos, para os periódicos jurídicos nacionais: Editor responsável, Conselho Editorial, ISSN, Linha editorial, Normas de submissão, Periodicidade, dupla avaliação cega por pares de pelo menos 75% dos artigos, mínimo de 14 artigos por volume, afiliação institucional dos autores e dos membros do Conselho Editorial e do Corpo de Pareceristas ad-hoc, entre outros.

A entrevistada afirmou ainda que critérios de exogenia (publicação de artigos de pessoas de outras partes do País), indexação, qualidade e difusão do conteúdo são essenciais para estratificar a Revista. Ela pontuou que a classificação pode ser A1, A2, A3, A4, B1, B2, B3, B4, e C. “O conceito A3 para a Revista do Curso de Direito do UNIFOR-MG é de grande importância para a Instituição e para o Curso de Direito, ao demonstrar o comprometimento do Centro Universitário com a qualidade do ensino e com a produção científica. O periódico é fruto de um trabalho em equipe, com integrantes que oferecem um suporte inestimável”.

Origem

A Revista do Curso de Direito do UNIFOR-MG (ISSN 2236-7632), com proposta inter e multidisciplinar, visa disseminar e socializar as pesquisas e estudos produzidos por toda a comunidade acadêmica e pelos operadores do Direito. Ela integra a graduação desde 2010 e é semestral. Já foram produzidas 25 edições.

Para submeter um artigo, acesse este link, preencha o cadastro e anexe o arquivo, conforme as regras disponíveis no site. Podem participar: alunos, professores, operadores do Direito e todas as pessoas interessadas em divulgar artigo com perspectiva jurídica. O material será avaliado.

A editora da revista Profa. Ma. Ana Flávia Paulinelli

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC