SICOOB CENTRO-OESTE RECEBE PROJETO SOBRE DOR MUSCULOESQUELÉTICA

quarta-feira, 12 de abril de 2023.
SICOOB CENTRO-OESTE RECEBE PROJETO SOBRE DOR MUSCULOESQUELÉTICA

O projeto de extensão UNIFOR EDUCA-DOR atendeu, no dia 30 de março, dezenove funcionários do SICOOB Centro-Oeste. Por intermédio de dinâmicas com técnicas de ensino-aprendizagem, eles receberam informações e conceitos atuais referentes à dor musculoesquelética (formas de manejo, mecanismos e características). A iniciativa é do Supervisor de Estágio Prof. Dr. André Carvalho Costa, que ministrou os procedimentos com dez alunos do Estágio Supervisionado em Fisioterapia Traumato-Ortopédica, Reumatológica e Hidroterapêutica I e II.

O Prof. Dr. André Carvalho Costa destacou que a receptividade da Gerente-geral Elaine Arantes foi excelente e obteve um feedback positivo dos trabalhadores. “O UNIFOR EDUCA-DOR se encaixa no Projeto Viva+Vida, que está em desenvolvimento no Sicoob Centro-Oeste e estimula a adoção de hábitos saudáveis para a qualidade de vida”.

De acordo com o entrevistado, a dor musculoesquelética é um relevante problema de saúde pública. Explicou que, quando o sintoma persiste, reduz a produtividade, gera licenças e afastamentos e, em alguns casos, provoca depressão. Afirmou que os custos sociais e de saúde provenientes desse fator crescem e atingem cifras da ordem de bilhões de dólares em vários países.

“Muitos trabalhadores possuem conhecimentos distorcidos e desatualizados relacionados à neurofisiologia da dor musculoesquelética, com menor tolerância diante dessa situação, mais pensamentos catastróficos, comportamentos desajustados e piores estratégias de enfrentamento. A combinação desses fatores contribui para o aumento da prevalência de dor crônica e limitação das atividades. Também gera prejuízos econômicos para empresas e sobrecarrega os serviços de saúde”.

O Coordenador do Projeto argumentou que o processo de conscientização do UNIFOR EDUCA-DOR altera o conhecimento dos indivíduos para um maior engajamento, enfrentamento e manejo da dor. Enfatizou ainda que, por outro lado, proporciona aos estagiários habilidades e competências teórico-práticas para maior sucesso no mercado. Acrescentou que o Centro Universitário de Formiga, como Instituição Socialmente Responsável, contribui com ações de promoção da saúde para a sociedade.

Até outubro deste ano, serão mais nove encontros do UNIFOR EDUCA-DOR. O próximo ocorrerá no Colégio UNIFOR, no dia 25 de abril, às 18:00 horas. Empresas e instituições interessadas no projeto devem entrar em contato pelo andrecarvalho@uniformg.edu.br

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO