icone buscar
Tributo a uma Lady

Tributo a uma Lady

quinta-feira, 30 de agosto de 2007.
Tributo a uma Lady

Querida Aparecida Resende, 

 

Não é preciso dizer que estou desolada, mais que isto, sinto-me órfã de espírito e de alma. Não há o que dizer… o que lhe direi agora? Gostaria de ter-lhe confidenciado antes, só não o fiz porque não desejei dar-lhe a impressão de que estaria antecipando este momento de perda, que, embora soubéssemos ser inevitável, não o queríamos como realidade.

 

Você é, ainda hoje, um autêntico paradoxo… vida que se cristaliza em mito, mito que se humaniza em gente … você é matéria bruta que se personaliza em nobreza, altivez, sabedoria, resignação… Você é grão de pó, que se transubstancia em fortaleza incondicional… Feliz daquele que conheceu o ser humano íntegro que existiu dentro de você. Como dizia Olavo Bilac, você soube mostra-se harmoniosa como um templo grego, bela como o edifício recém-construído, sem deixar transparecer o esforço da luta, sem deixar à mostra os andaimes da construção. Permanecia serena, como um Benedito em seu claustro, mesmo que o mundo lá fora lhe oferecesse desencontros, desníveis, desarmonias, desenganos… Assim, você pairava como voz melodiosa, que brota da desafinação, faz dela a forma direita de ver o avesso.

 

Ao voltar para casa, depois de deixá-la em seu eterno aposento, a sensação de fragilidade e pequenez me invade… sou um nada diante da sua maestria! Mesmo na outra dimensão, você me ensina que ser importante é saber fazer-se pequena. Você foi inigualável, porque, como dizia João Cabral, sabia viver as aparências, ciente da precariedade interior, buscando no cerne, na pedra bruta, a força para resistir… Foi assim na partida de Haidgy… foi assim nas tantas outras perdas que viveu… na luta para restaurar a fé diante de todos os sofrimentos… no embate desleal com a enfermidade que insistia em roubar-lhe a vida!

 

É impossível pensar em você sem falar em excelência, porque você tornou-se singular, exatamente por prezar o recato, a prudência, a diplomacia… Seus olhos repreendiam e, ao mesmo tempo, confortavam… seu modo de ser imperava na mansidão e tudo se curvava diante da onipotência que advinha do seu pó…

 

Na sua aparente placidez, você era vulcão que regurgitava sabedoria, para fazer serenar a tempestade da nossa verde ignorância. Você foi, é mestra, mãe que tinha o direito de ser áspera, rígida, autoritária, intolerante, porque fazia tudo isso com classe! Era delicada na indelicadeza… Nas escassas vezes de rompante nervoso, era prudente, surpreendente… A polidez em pessoa!

 

Você nos ensina, como fez Drummond, que é essencial aprender a outonizar-se com sabedoria… Você outonizava sem que déssemos pelo fato, não esperávamos que, em tirada de mestra, você encantar-se-ia tão instantaneamente, numa manhã de domingo.

 

Por hoje, falo do ser humano que você foi. Abstenho-me de falar da profissional, da professora-mestra, colega, amiga e confidente, mesmo sem tempo para confidências. A imagem exemplar que você deixa suplanta qualquer apaixonado testemunho!

 

Permita-me, em sua condescendência, parafraseá-la com as gotas de sabedoria e carinho que me brindara em diversos e diferentes instantes de minha vida. Repasso-as a você, no sentimento mais puro de reverência:

"____ Eu vi você vindo vulto. Hoje, estrela…"

"____ Pingo pequeno. Pinga pingando. Transborda. Realização. Você aconteceu …"

"____ Você amadureceu com sua transcendência de fatos pequenos…"

"Ser ‘ser’ é esplendor. Arma, fonte que vence argila. Você é."

"Atingir a essência é tornar-nos seguros nesta luta tão pesada."

"Um dia eu virei pó. CAMINHO…"

 

Resta-nos, hoje, o louvor a Deus pela sua existência abençoada entre nós, pelas lições de vida que bebemos da simplicidade que emanava de você. De onde estiver, guie-nos neste barco sem leme e agracie-nos com a centésima partícula de sua FORTALEZA! (Amém).

 

Tributo a uma Lady

Texto escrito pela professora do UNIFOR-MG Maria de Fátima Lopes Mendonça

fique por dentro

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
26 de março de 2024

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

UNIFOR-MG PROMOVERÁ EM PARCERIA COM O CEMAP MESA REDONDA COM O TEMA “VALORIZE AS CAPACIDADES E RESPEITE OS LIMITES”
26 de março de 2024

UNIFOR-MG PROMOVERÁ EM PARCERIA COM O CEMAP MESA REDONDA COM O TEMA “VALORIZE AS CAPACIDADES E RESPEITE OS LIMITES”

ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARTICIPAM DE AULA PRÁTICA SOBRE CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL
25 de março de 2024

ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARTICIPAM DE AULA PRÁTICA SOBRE CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Pular para o conteúdo