TV Digital Interativa: teoria e aplicação
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008.A televisão, uma das principais fontes de informação da atualidade, tem a produção dos programas quase toda de forma digital, embora sua transmissão ainda seja analógica.
A partir do dia 2 de dezembro de 2007, começou a ser testado, publicamente, o novo sistema digital de transmissão para televisão, inicialmente, na cidade de São Paulo/SP. Com esse sistema, haverá melhora não só na qualidade de som e imagem, mas, também, na transmissão de vários programas em um só canal e, o mais importante dessa nova tecnologia, a possibilidade da interatividade. A interatividade proporcionará a geração de novos serviços para a TV, como programas com vídeo sobre demanda, pay-per-view, exibir programas esportivos em vários ângulos, comércio eletrônico – compras pela TV, jogos, Chat, educação, entre outros.
Para utilizar a TV Digital, será necessário a aquisição do set-top-box (STB), uma caixa, do tamanho de um DVD, que deve ser adaptada à TV normal e que transformará imagens analógicas em digitais. Esse aparelho custará entre 200 e 600 reais, de acordo com suas funcionalidades.
Para que diferentes tipos de equipamentos (televisão, celular, etc.) possam ser atendidos, através de uma única rede, foram criados padrões, normas de comunicação e desenvolvimento. No Brasil, criou-se um padrão próprio, derivado do padrão japonês e batizado de SBTVD (Sistema Brasileiro de Televisão Digital Interativa).
Alunos do curso de Ciência da Computação do UNIFOR-MG estão atentos a essa nova e crescente oportunidade de trabalho e desenvolveram, em 2007, um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), voltado para a educação a distância, para ser utilizado na TV Digital, desenvolvido, inicialmente, pelos autores desse artigo.
O AVA, testado em um emulador para a TV Digital, é um curso interativo, que ensina sobre programação móvel, especificamente JME (Java Micro Edition). A idéia é a disseminação da educação via TV Digital, por meio de aulas e teste do conteúdo assistido, com questões de múltipla escolha, respondidas pelo controle remoto da TV. Caso o aluno não atinja 60% de acerto, deverá assistir, novamente, à vídeo-aula, antes que passe para uma próxima.
Percebe-se que a televisão digital veio para revolucionar não somente o modo como assistimos à TV como também a educação, proporcionando uma transmissão de sinal com alta qualidade, livre de ruídos e permitindo a interatividade com o telespectador. A aplicação construída é o embrião de um projeto maior a ser desenvolvido para a modalidade de educação a distância.
Artigo escrito pelo ex-aluno de Ciência da Computação do UNIFOR-MG, Saulo Vieira Silva, e pela coordenadora e professora do curso, Prof. Ms. Paloma Maira de Oliveira