icone buscar
TV Digital Interativa: teoria e aplicação

TV Digital Interativa: teoria e aplicação

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008.
TV Digital Interativa: teoria e aplicação
Alunos e professores do curso de Ciência da Computação desenvolvem protótipo de um sistema para a Televisão Digital Interativa

A televisão, uma das principais fontes de informação da atualidade, tem a produção dos programas quase toda de forma digital, embora sua transmissão ainda seja analógica.

A partir do dia 2 de dezembro de 2007, começou a ser testado, publicamente, o novo sistema digital de transmissão para televisão, inicialmente, na cidade de São Paulo/SP. Com esse sistema, haverá melhora não só na qualidade de som e imagem, mas, também, na transmissão de vários programas em um só canal e, o mais importante dessa nova tecnologia, a possibilidade da interatividade. A interatividade proporcionará a geração de novos serviços para a TV, como programas com vídeo sobre demanda, pay-per-view, exibir programas esportivos em vários ângulos, comércio eletrônico – compras pela TV, jogos, Chat,  educação, entre outros.
    
Para utilizar a TV Digital, será necessário a aquisição do set-top-box (STB), uma caixa, do tamanho de um DVD, que deve ser adaptada à TV normal e que transformará imagens analógicas em digitais. Esse aparelho custará entre 200 e 600 reais, de acordo com suas funcionalidades.

Para que diferentes tipos de equipamentos (televisão, celular, etc.) possam ser atendidos, através de uma única rede, foram criados padrões, normas de comunicação e desenvolvimento. No Brasil, criou-se um padrão próprio, derivado do padrão japonês e batizado de SBTVD (Sistema Brasileiro de Televisão Digital Interativa).

Alunos do curso de Ciência da Computação do UNIFOR-MG estão atentos a essa nova e crescente oportunidade de trabalho e desenvolveram, em 2007, um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), voltado para a educação a distância, para ser utilizado na TV Digital, desenvolvido, inicialmente, pelos autores desse artigo.  

O AVA, testado em um emulador para a TV Digital, é um curso interativo, que ensina sobre programação móvel, especificamente JME (Java Micro Edition). A idéia é a disseminação da educação via TV Digital, por meio de aulas e teste do conteúdo assistido, com questões de múltipla escolha, respondidas pelo controle remoto da TV. Caso o aluno não atinja 60% de acerto, deverá assistir, novamente, à vídeo-aula, antes que passe para uma próxima.

Percebe-se que a televisão digital veio para revolucionar não somente o modo como assistimos à TV como também a educação, proporcionando uma transmissão de sinal com alta qualidade, livre de ruídos e permitindo a interatividade com o telespectador. A aplicação construída é o embrião de um projeto maior a ser desenvolvido para a modalidade de educação a distância.

Artigo escrito pelo ex-aluno de Ciência da Computação do UNIFOR-MG, Saulo Vieira Silva, e pela coordenadora e professora do curso, Prof. Ms. Paloma Maira de Oliveira

fique por dentro

UNIFOR-MG REALIZA FORMATURA DOS CURSOS DE DESIGN DE INTERIORES, ESTÉTICA E MARKETING
18 de agosto de 2022

UNIFOR-MG REALIZA FORMATURA DOS CURSOS DE DESIGN DE INTERIORES, ESTÉTICA E MARKETING

NOTA DE PESAR – RODRIGO VAZ PEREIRA
16 de agosto de 2022

NOTA DE PESAR – RODRIGO VAZ PEREIRA

COORDENADOR DA FAZENDA MINISTRARÁ PALESTRA EM EVENTO DO MINISTÉRIO PÚBLICO
16 de agosto de 2022

COORDENADOR DA FAZENDA MINISTRARÁ PALESTRA EM EVENTO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Skip to content