UNIFOR-MG alerta sobre abandono de animais

quinta-feira, 17 de setembro de 2009.
UNIFOR-MG alerta sobre abandono de animais

Nos últimos meses, o UNIFOR-MG tem feito investimentos na estrutura física relacionada ao curso de Medicina Veterinária. Em junho, foi construído um Canil, destinado a animais de pequeno porte, que ficam acomodados e protegidos durante a recuperação, após a execução das aulas práticas das disciplinas de Semiologia Veterinária, Técnica Cirúrgica e Anestesiologia do curso. Em agosto, a CLIMEVT (Clínica de Medicina Veterinária) também foi inaugurada, oferecendo serviços de radiologia, ultrassonografia, além de atendimentos clínico e cirúrgico (cirurgias ambulatoriais e de média complexidade).

De acordo com o coordenador de Medicina Veterinária, Prof. Ms. Dênio Garcia Silva de Oliveira, "devido à construção do Canil e da CLIMVET, muitas pessoas têm deixado cachorros abandonados na entrada do campus. Porém, as edificações feitas pelo UNIFOR-MG, relacionadas à acomodação e tratamento de animais, não estão preparadas para receber tamanha quantidade de cães e nem têm esse objetivo", explica.

Lei

De acordo com a professora do UNIFOR-MG e chefe da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Formiga/MG, a médica veterinária Fernanda Pinheiro Lima, abandonar animais é crime, além de ser um ato cruel em relação a seres que, apesar de não se expressarem, têm sensibilidade, assim como os humanos. De acordo com Decreto lei N° 24.645, de julho de 1934, artigo V, "Abandonar animal doente, ferido, extenuado ou mutilado, bem como deixar de ministrar-lhe tudo o que humanitariamente se lhe possa prover, inclusive assistência veterinária" é proibido, ou seja, deixar os cachorros na porta do campus, como tem sido feito por muitos cidadãos, é atitude criminosa.

Vigilância

As portarias e diversos ambientes dentro do campus universitário possuem câmeras de vigilância. A Equipe de Apoio do UNIFOR-MG também é treinada para fazer vigília nas entradas e nos ambientes internos da Instituição, de modo a evitar tais abandonos e manter a segurança de toda a comunidade acadêmica.

O Prof. Ms. Dênio explica que medidas cabíveis serão tomadas em relação aos que forem vistos deixando os animais nos ambientes próximos ao campus. "O UNIFOR-MG prima pela valorização e cuidado com todos os seres vivos da fauna e da flora, já que oferece cursos voltados à promoção e proteção do meio ambiente e dos animais, desde que isso seja feito de maneira séria e responsável. Pedimos à população que tenha cuidado e respeito com os cachorros e demais seres vivos da natureza", diz.

UNIFOR-MG DIVULGA EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA GESTÃO DA CIPA 2024/2025
17 de abril de 2024

UNIFOR-MG DIVULGA EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA GESTÃO DA CIPA 2024/2025

BIBLIOTECA VIRTUAL DO UNIFOR-MG CONTA COM RICO ACERVO DISPONÍVEL PARA A COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA