UNIFOR-MG PROMOVE LANÇAMENTO DE COLEÇÃO DE LIVROS “DIFERENTE, SIM! INDIFERENTE, NÃO”
segunda-feira, 20 de maio de 2024.No dia 9 de maio foi realizado o lançamento da coleção de livros “Diferente, sim! Indiferente, não”. As obras infantis contam com a autoria da Profa. Débora Mariano de Andrade Taveira Bessas, Profa. Dra. Marcela Sobreira Silva e Lorena Lima, e tem como temática principal abordar diferentes tipos de deficiência física e intelectual para crianças.
O público foi recebido no Salão Nobre “Eunézimo Lima” e contou com a presença de apoiadores e patrocinadores para prestigiar o lançamento. A abertura do evento foi feita pelo Reitor Prof. Dr. Marco Antonio de Sousa Leão, que considera muito importante para o Centro Universitário apoiar uma obra que terá um papel marcante na educação infantil sobre pessoas com deficiência.
A coleção é composta por seis livros, onde cada um aborda uma deficiência diferente, sendo: deficiência física, deficiência visual, deficiência auditiva, deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades e Superdotação.
A autora Profa. Débora Mariano de Andrade Taveira Bessas contou como a ideia do livro surgiu a partir das dúvidas de seu filho Moisés sobre pessoas com deficiência. “Essa obra foi inspirada no meu filho, que inclusive é o personagem principal de todos os livros, na tentativa de ensinar sobre empatia, respeito e reciprocidade com as pessoas com deficiência. Foram surgindo tantas dúvidas que nós, autoras, entendemos que seria muito importante estender para outras crianças que, como o Moisés, também tem colegas e amigos com algum tipo de deficiência e precisam aprender a lidar com essas pessoas e conviver bem com todas essas diversidades”.
A autora Lorena Lima explica que o intuito da coleção é ser um meio facilitador para explicar ao público infantil sobre pessoas que possuem deficiências. Ela complementou: “As obras trazem dicas sobre como as crianças vão conseguir interagir umas com as outras, vão conseguir brincar, vão conseguir conviver nos diversos espaços da sociedade”.
Segundo a autora Profa. Dra. Marcela Sobreira: “Essa obra é muito importante porque a gente propõe pensar e refletir sobre a inclusão das pessoas que são público da educação especial no ambiente escolar regular. A gente vem trabalhando para que essa inclusão seja efetiva, que promova o desenvolvimento delas e contribua para o aprendizado dos colegas também”.
Além das autoras, um dos patrocinadores da obra, representante do grupo administrativo da Prumo Engenharia, Osmar Lourenço Vaz, comentou sobre o apoio da empresa à obra: “É muito importante fazer a inclusão de pessoas com deficiências. Incluir eles na sociedade é uma obrigação de todas as empresas”. Ele conta que dentro da empresa existem funcionários que possuem deficiências e que eles buscam trazer treinamentos e dinâmicas para facilitar a interação de toda a equipe com estes funcionários. Além disso, ele ressaltou que é um papel importante de todas as empresas promover essa inclusão.