UNIFOR-MG RENOVA “SELO INSTITUIÇÃO SOCIALMENTE RESPONSÁVEL”

sexta-feira, 09 de dezembro de 2022.
UNIFOR-MG RENOVA “SELO INSTITUIÇÃO SOCIALMENTE RESPONSÁVEL”

O Centro Universitário de Formiga conquistou a renovação do “Selo Instituição Socialmente Responsável”, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Para receber a distinção, o UNIFOR-MG participou da 18ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. A Instituição realizou várias ações ao longo de 2022. Elas envolveram 85 professores, 1700 alunos e 20 técnicos. Foram feitos 2300 atendimentos. Cinco mil pessoas visitaram os eventos.

A Profa. Dra. Ivani Pose Martins afirmou que o UNIFOR-MG sempre preza pela melhoria da qualidade de vida da comunidade, com eventos e serviços prestados durante todo o ano. Ela explicou que, em 2022, foram diversas atividades extensionistas voltadas para prestação de serviço à comunidade. Destacou que o Centro Universitário de Formiga também oferece atendimentos na Clínica Escola de Saúde (CLIFOR), na Clínica de Medicina Veterinária (CLIMVET), no Centro de Estética, no Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo e no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ).

Confira as atividades realizadas durante a Campanha:

* Atividade: Comemoração dos 15 anos do Comitê de Ética (CEPH) do UNIFOR-MG

Cursos envolvidos: Biomedicina – Enfermagem – Educação Física – Fisioterapia – Estética

Descrição: instruir e promover o conhecimento acerca da Ética em Pesquisa em humanos, além de comemorar os 15 anos de existência do Comitê de Ética em Pesquisa em Humanos do UNIFOR-MG.

* Atividade: X ENAFISIO

Curso envolvido: Fisioterapia

Descrição: o objetivo é aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, absorvendo e discutindo temas atuais e relevantes, por meio de palestras ministradas por egressos e profissionais de destaque.

* Atividade: Bim no processo de gestão e compatibilidade de projetos

Cursos envolvidos: Arquitetura e Engenharia Civil

Descrição: o objetivo geral é promover a interação dos alunos com sistemas inovadores de desenvolvimento, gestão e compatibilização de projetos na área de arquitetura, urbanismo e engenharia civil, a partir do uso do Sistema BIM.

* Atividade: SEMINFO 2022

Curso envolvido: Ciência da Computação

Descrição: é um evento anual que faz parte do calendário do curso. Visa promover a interatividade entre os discentes e os egressos, através de palestras e/ou minicursos. Os egressos convidados são profissionais de destaque no mercado.

* Atividade: Rotulagem de produtos de origem animal: entendendo na prática

Curso envolvido: Medicina Veterinária

Descrição: promover a atualização dos envolvidos no que tange às mudanças legislatórias referentes à rotulagem de alimentos. Conscientizar os profissionais da área, futuros profissionais e produtores locais sobre os detalhes e a importância do atendimento à legislação no que diz respeito às embalagens.

* Atividade: Outubro Rosa

Curso envolvido: Enfermagem

Descrição: o Outubro Rosa tem como foco conscientizar a população feminina sobre o câncer de mama, câncer de colo de útero e bons hábitos de saúde. A campanha incentiva a realização de exames preventivos para diagnóstico precoce dessas doenças.

* Atividade: UNIFOR na Praça em Itapecerica

Cursos envolvidos: Enfermagem e Fisioterapia

Descrição: promover a interação entre alunos e comunidade.

* Atividade: Simulação de atendimento à vítima de politraumatizado

Curso envolvido: Enfermagem

Descrição: realizar a simulação de um atendimento à vítima politraumatizada.

* Atividade: Bela Primavera

Cursos envolvidos: Educação Física – Fisioterapia – Estética – Enfermagem – Pedagogia – Biomedicina – Engenharia Agronômica

Descrição: o evento foi em parceria com a ACIF CDL de Formiga e contou com uma série de atrações, englobando os associados, Núcleos do Projeto Empreender, Parceiros. Houve apresentações musicais, desfiles, exposições, área kids, entre outras atrações gratuitas.

* Atividade: Capacitação sobre Doenças Raras

Curso envolvido: Enfermagem

Descrição: oferecer aos alunos do 10º período de Enfermagem e demais profissionais de saúde do município capacitação técnica e vivências no campo da prática em saúde, fatores fundamentais para a formação profissional, além de gerar conhecimento.

* Atividade: UNIFOR na Praça em Itapecerica

Cursos envolvidos: Educação Física – Enfermagem – Estética – Engenharia Civil – Engenharia Química – Arquitetura – Engenharia Agronômica – Fisioterapia – Pedagogia – Biomedicina – Medicina Veterinária

* Atividade: UNIFOR na Praça em Campo Belo

Cursos envolvidos: Educação Física – Enfermagem – Estética – Biomedicina – Fisioterapia – Pedagogia

* Atividade: Projeto Amigos da Equoterapia

Curso envolvido: Fisioterapia

Descrição: promover a equoterapia para os alunos de Fisioterapia em seus períodos finais de estágio curricular para ampliar os conhecimentos deles e melhor prepará-los para o mercado.

* Atividade: CRAS na Praça Formiga

Cursos envolvidos: Fisioterapia – Educação Física – Enfermagem

Descrição: realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano – CONVIDA, na cidade de Formiga, o evento tem como objetivo apresentar cursos profissionalizantes do SENAC e promover uma maior integração entre os estudantes e a comunidade.

* Atividade: UNIFOR PORTAS ABERTAS – De olho no ENEM 2022

Cursos envolvidos: vários cursos de graduação

Descrição: aulas de todos os conteúdos, com foco na redação Nota Mil, com simulados.

Programação: 17/08 (Orientação de estudos e Metodologia de TRI – Teoria da Resposta ao Item); 31/08 (Redação); 14/09 (Matemática e suas tecnologias); 05/10 (Ciências humanas e suas tecnologias); 19/10 (Linguagens, códigos e suas tecnologias); 26/10 (Ciências da natureza e suas tecnologias); 09/11 (Simulado).

* Atividade: UNIFOR na Praça em Arcos

UNIFOR-MG REALIZARÁ “TRILHA DO AGRO – DRONES AGRÍCOLAS” EM PIUMHI/MG