icone buscar
V Jornada de Atividade Física e Esporte

V Jornada de Atividade Física e Esporte

segunda-feira, 27 de outubro de 2008.
V Jornada de Atividade Física e Esporte


Evento promoveu palestras e minicursos aos alunos do curso de Educação Física do UNIFOR-MG

 

O curso de Educação Física promoveu, nos dias 22, 23 e 24 de outubro, a V Jornada de Atividade Física e Esporte (JAFE). O evento teve como objetivo promover a integração e a divulgação do conhecimento científico à comunidade de profissionais de Educação Física, Fisioterapia e áreas afins.

No dia 22, às 19:00 h, foi realizada a abertura do evento. O cerimonial foi feito pelo aluno Altamiro Alves Ferreira Júnior, do sexto período de Educação Física. A mesa foi composta pela diretora do Instituto Superior de Educação, Profa. Ms. Rachel de Castro Eduardo Matias; pelo coordenador do curso de Educação Física, Prof. Ms. Leonardo Coelho; pelo coordenador de Contabilidade e RH, Celso Couto; e pelo palestrante e professor do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Afonso Timão Simplício. Todos se manifestaram quanto à importância do evento para os alunos e para o Centro Universitário.

O Prof. Ms. Afonso Timão abordou o tema Perspectivas na Gestão de Um Programa de Ginástica Laboral em Equipe Multiprofissional na Qualidade de Vida do Trabalhador. O palestrante falou sobre como deve ser feito o trabalho de um profissional nessa área, a atuação dos envolvidos nessa tarefa e tratou de questões relevantes sobre o mercado de trabalho destes profissionais e seu constante crescimento. Após a apresentação, outra palestra foi proferida pela Profa. Ms. Ana Paula Pfister, professora do curso de Fisioterapia do UNIFOR-MG. Ela falou sobre Ginástica Corretiva, Indicações, Precauções e Cuidados, abordando as principais doenças laborais, importância de preparar os trabalhadores para suas funções diárias e gasto das empresas por motivo de afastamento, o que pode e deve ser evitado por intermédio de exercícios e atividades desenvolvidas pelos profissionais responsáveis pela ginástica laboral. Durante as palestras, a importância do profissional da Educação Física no combate e controle às doenças advindas pelo trabalho foi defendida de maneira científica.

Minicursos
Durante os dias 23 e 24, das 18:30 h às 22:30 h, dois minicursos foram promovidos pela JAFE, simultaneamente, no Ginásio Olímpico e na CLIFOR (Clínica Escola de Saúde do UNIFOR-MG). Um dos temas abordados foi Prescrição do Treinamento Resistido: Variáveis de Um Programa de Treinamento de Força e Design do Treinamento de Força, dado pelo professor Fernando Nazário de Rezende, especialista em Fisiologia do Exercício Avançado. O outro minicurso tratou do assunto Educação Física Escolar e Recreação e foi ministrado pelo professor Luiz Roberto Pinto Menezes, especialista em Educação Física.

 

{mosimage} 

 

fique por dentro

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC
24 de abril de 2024

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS
23 de abril de 2024

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO
23 de abril de 2024

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO

Pular para o conteúdo