
Viagem técnica a Ouro Preto é realizada pelo curso de Biblioteconomia
quarta-feira, 28 de outubro de 2015.
Os alunos do curso de Biblioteconomia do UNIFOR-MG participaram de uma viagem técnica à cidade de Ouro Preto, no dia 17 de outubro, com o objetivo de conhecerem alguns museus e igrejas, acompanhados pela Profa. Ma. Ângela Roseana David, que leciona a disciplina de Museologia, e pela coordenadora do curso, Profa. Margarita Rodrigues Torres.
A programação da viagem contou com visitas ao Museu do Oratório, Igreja Nossa Senhora do Carmo, Igreja de São Francisco de Assis, Matriz Nossa Senhora do Pilar e Museu da Inconfidência – Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas.
Segundo a Profa. Ma. Ângela Roseana David, a importância da visita técnica a Ouro Preto para a disciplina de Museologia ilustrou conteúdos importantes como patrimônio e paisagem cultural, onde os alunos vivenciaram o grau e importância da cidade mineira para a humanidade. “Por meio de seus museus, observamos uma série de inovações tecnológicas implantadas em suas exposições como coerência aos temas, recursos de iluminação, climatização, display para o mobiliário, sinalizações, comunicação e ações educativas fomentadas pelos museus. A integração ao turismo como sustentabilidade, questionamento acerca da acessibilidade aos museus e a própria cidade musealizada se destacaram como ponto de pesquisa para a disciplina. Torna-se importante ressaltar que, mesmo sendo a cidade imbuída de religiosidade, dado ao fato da grande presença de igrejas barrocas, os agentes culturais conseguem trabalhar o conceito ‘barroco’ de maneira laica e democrática, cumprindo a missão do museu e da paisagem cultural musealizada”, salientou a professora.
Segundo a coordenadora do curso, Profa. Margarita Torres, conhecer uma cidade histórica que tem um rico e incomparável acervo artístico e arquitetônico, encontrado nas igrejas, museus, ruas e casas que preservam toda a tradição e cultura, acrescenta muito conhecimento, além de incutir, nos alunos, o interesse pela área de museologia que é um dos campos de atuação do bibliotecário.