A área de conhecimento do engenheiro de produção está, basicamente, relacionada ao planejamento e controle da produção, controle da qualidade, uso de métodos para melhoria da eficiência da empresa, utilização de sistemas de controle dos processos, logística e cadeia de suprimentos, gerenciamento de transportes, avaliação de cenários econômicos, identificação de novas oportunidades empresariais e gerenciamento de projetos. Por isso, o engenheiro de produção pode trabalhar em, praticamente, qualquer tipo de empresa. O mercado de trabalho desse profissional é muito amplo, podendo atuar em diferentes segmentos:
Setor Privado: indústrias automotivas; fabricantes de equipamentos; agronegócios; usinas de açúcar; telefonias celular e fixa; confecção; bancos e investimentos; seguradoras; fundos de pensão; indústrias de alimentos; indústrias de eletro/eletrônicos; indústrias de mineração; indústrias siderúrgicas; indústrias de papel e celulose etc.
Setor Público: agências de Correios; Agência Nacional de Energia; Agência Nacional de Petróleo; BNDES; universidades etc.
Prestação de Serviços: transporte aéreo; transporte marítimo; construção civil; hospitais; importação e exportação; consultorias em geral.
A Engenharia de Produção é mais abrangente e genérica do que outros segmentos das engenharias, uma vez que engloba um conjunto maior de conhecimentos e habilidades. O curso de graduação do UNIFOR-MG forma profissionais para atuarem nos diversos setores da macro e micro economia, atendendo às necessidades impostas pelo mercado. Além disso, o UNIFOR-MG destaca-se pela infraestrutura, organização e corpo docente altamente qualificado.
Renovação de Reconhecimento: Portaria MEC/SERES no 109, de 04/02/2021, publicada no DOU em 05/02/2021, seção 1, página 68.