PROFESSORA E ALUNOS FAZEM PESQUISA SOBRE “CONSTITUIÇÃO, ESTADO E MINORIAS INDÍGENAS”
quinta-feira, 29 de agosto de 2024.A Profa. Ma. Nélida Reis Caseca Machado está fazendo um estudo para compreender por que há projetos de leis prevendo que os indígenas são deslocados de suas terras para dar local à exploração mineral, de água e de energia, apesar de a Constituição protegê-los em sentido contrário.
O projeto é intitulado “Constituição, Estado e as minorias indígenas” e conta com a colaboração de três alunos do curso de Direito, sendo eles Miqueve Miguel Bittecourt de Castro e Lívia Eduarda de Sousa, do 2º período, e Adryelle Almeida Elias do 6º período. O aluno Miqueve é responsável pela documentação do projeto e recebeu uma bolsa fornecida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), os demais atuam como voluntários e ao concluir o trabalho receberão um certificado de conclusão.
Conforme a professora, com base na concepção jurídica não seria possível deslocar os indígenas das suas terras. “A gente está tentando investigar nesse projeto através dos atos normativos sobre a terra dos indígenas, as posses desses indígenas, entender como o Estado vem tratando essa minoria, que é tão importante, inclusive para a preservação da natureza, e que pode desaparecer”, disse.
As etapas de desenvolvimento da pesquisa iniciaram com a apresentação do projeto, seguido pela seleção dos alunos pesquisadores, divisão de toda a pesquisa em passos, busca de dados, definição do método de análise dos dados e a definição de como seria elaborado o artigo científico que será publicado ao final. Atualmente, eles estão na etapa de análise dos dados recolhidos. A partir das informações obtidas, será feita uma apresentação para a Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão – MIPE.
A aluna Adryelle Almeida Elias fala sobre a importância do projeto para abordar o contexto vivenciado pelos indígenas nos dias atuais.
“Acredito que a pesquisa é para alertar sobre essa população, o que ela enfrenta, e como ela é vista dentro da legislação. Às vezes ela tem o direito garantido na constituição ou em uma outra norma, mas esse direito não está sendo aplicado devidamente. Então a gente vai explorar mais por esse lado”, explica.
Já a discente Lívia Eduarda de Sousa conta que é a sua primeira participação com a Iniciação Científica e que sua experiência permitiu desenvolver um olhar único e diferenciado para os acontecimentos.
Ela relata que durante as buscas, foram reunidas diversas informações a respeito da questão histórica dos indígenas para compreender como eles têm sido tratados ao longo dos anos e as consequências que sofreram.
Entre os benefícios gerados pelo projeto, os pesquisadores buscam levantar uma alerta com relação à invasão das terras e dos direitos indígenas e incentivar a conscientização da população por meio da divulgação do artigo.
A orientadora do projeto incentiva a participação de discentes na Iniciação Científica para aprenderem novos meios de pesquisa mais aprofundados que possam expandir seu conhecimento. Além disso, eles podem encontrar uma nova forma de enxergar o mundo despertando novas habilidades.
Adryelle trabalhou anteriormente com a professora em outra pesquisa relacionada a avaliar a qualidade da água de uma comunidade rural de Formiga. Para ela, participar de pesquisa permite desenvolver a escrita e o pensamento crítico, além de agregar no currículo e na experiência da graduação. Destacou ainda que o aluno que participa de pesquisa desenvolve um novo foco que contribuirá para sua qualificação profissional.
Lívia comentou sobre a importância do estudo: “A gente fez uma análise de vários artigos em várias plataformas renovadas como Scopus, Scielo, Google Acadêmico, para depois compilar em um artigo. Acredito que essa pesquisa vai contribuir para a sociedade na medida em que vai demonstrar a visão que a gente tem dos indígenas e promover uma melhora nessa visão, uma maior visibilidade deles que pode proporcionar diversos avanços, inclusive em termos de legislação futuramente, para que possamos protegê-los da maneira devida e como está assegurado na instituição”.
A Profa. Ma. Nélida Reis Caseca Machado iniciou sua trajetória com a pesquisa científica no UNIFOR-MG em 2017. Ela relata que geralmente seus projetos têm a durabilidade de um ano. Ela atuou, desde então, em projetos de pesquisa de diversos temas como política, mulheres, racismo, gênero, raça, entre outros, e ressalta que todos os trabalhos contribuíram para o desenvolvimento dos alunos envolvidos e geraram diversas publicações e apresentações na MIPE.
Outro destaque da professora é que no ano de 2024 ela assumiu a edição da Revista do Curso de Direito, onde seleciona artigos para serem publicados no periódico.